Início

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Perguntas e respostas (2)

e aí Marcel, td bom?
há alguns dias pesquisando na internet encontrei o seu blog, mt bom,
agora acompanho ele todos os dias.
Minha historia é o seguinte, consultei um dermatologista e ele me
receitou o roacutan, me falou os efeitos colaterais e tal.
porem, pesquisando mt na net, vi q o roacutan dá efeitos de depressao,
suicidio, e meu medico naum deu tanta enfase assim quando foi me
receitar o tratamento. aí queria saber se durante seu tratamento ,
teve algum efeito psicologico???

e mais uma vez,parabéns pelo blog, graças a ele to encaminhando a
papelada toda para conseguir o tratamento pelo SUS.
abraços

Guilherme Gonçalves Martins


________________________________________________________________________________________________
Resposta:


Prezado Guilherme Martins.
Tu abordaste um dos maiores fantasmas do tratamento com Isotretinoína: o psicológico humano. O fator psicológico é algo decisivo no tratamento. Sabemos que a nossa mente é a nossa fortaleza. É muito normal ter aversão ou medo de algo que ameace a nossa "fortaleza". A nossa mente é uma das coisas que nos difere um dos outros. Assim como nossa impressão digital, a mente é algo exclusivo, particular de cada um.
Uma vez assisti um pequeno vídeo chamado " A Ilha das Flores". Nesse documentário uma linha de raciocínio chama atenção: O que principalmente nos diferencia dos outros mamíferos é um tele-encéfalo altamente desenvolvido (cérebro) e um polegar opositor. Decifrar este nosso cérebro é um dos mistérios que move a nossa ciência. É uma ferramenta fantástica, mas, tudo tem seus defeitos. Alguns deles são bem conhecidos por nós.
Com o passar dos séculos, a humanidade desenvolveu padrões sociais. Em determinado momento da história, a estética se torna mais forte e cria-se novas vertentes. Hoje em dia a estética é mais forte do que nunca. Ela (a estética) pode definir nossas vidas de várias maneiras! Pode nos trazer coisas positivas assim com pode nos decretar coisas negativas. Infelizmente é um padrão social.
No século XXI, depressões e alterações psicológicas deixaram de ser exceções e passaram a fazer do cotidiano. Os motivos que ocasionam essas alterações são variados, são desdes problemas familiares, estímulos químicos causados por drogas* (substâncias químicas) até predisposições genéticas e hereditárias. Felizmente na grande maioria dos casos, o acompanhamento médico específico resolve.
Bom, chegamos a um dilema: Um dos causadores de alterações psicológicas podem ser algumas drogas* (lícitas e ilícitas). Como definir quais substâncias causam essa tal "alteração"?
Existem várias formas, uma delas é através de experimentos. E essa foi uma das formas utilizadas para verificar alguma correlação entre a Isotretinoína e os distúrbios psicológicos. Alguns casos relatados inclusive na bula do medicamento não demonstraram NENHUMA relação entre a Isotretinoína e os distúrbios psicológicos, porém, por precaução recomenda-se o acompanhamento de um profissional para pessoas que tenham histórico e/ou predisposição a depressão e outras alterações psicológicas.
Portanto, não há motivo para pânico. Elementar que caso tu julgues necessária a presença ou acompanhamento de um profissional, isto é perfeitamente aceitável e até recomendável.

Espero que tenha ajudado. Abraços!


*O termo "drogas" não aplica-se somente a substâncias ilícitas. Neste caso, também é atribuído a medicamentos.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Perguntas e respostas

fala brother, sou do RJ,
apos fazer todas aquelas series de exames, comecei ontem o tratamento,
30mg p/dia...só ñ sabia que eu tinha direito a receber o medicamento pelo SUS.

gostei do seu blog, e gostaria muito q vc me tirasse umas duvidas:
minha acne ñ é severa, foi considerada de grau II e persistente, pois voltou apos outros tratamentos, dai a decisão da Dermato em me receitar a Isotretinoina. Então, uma das duvidas é se eu conseguir o medicamento pelo SUS, eu receberei o Roacutan ou o genérico!? pois tenho lido em alguns blogs, pessoas voltando ao tratamento, pq utilizaram o generico.

Outra duvida: o SUS pode recusar a minha solicitação ou até msm me encaminhar a uma Dermato do SUS sob a alegação de meu caso ñ ser indicado, ou quem decide isso é a miha Dermato!? q no caso é particular?!

aguardo sua resposta!!!
um abraço!!!(Rafa Oliveira)
e-mail: r9crkc@hotmail.com

1 de fevereiro de 2011 12:10
__________________________________________________________________________________
 
Resposta:
Rafael, seria quase impossível prever qual marca/medicamento tu irás receber. Uma coisa é certa: conterá o princípio ativo ISOTRETINOÍNA.
Uma coisa que precisa ser esclarecida, refere-se ao genérico do Roacutan.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão governamental responsável pela regulamentação, liberação ou retenção dos medicamentos.
Alguns acontecimentos datados de 2002, fizeram com que o genérico do Roacutan perdesse um pouco de credibilidade. O que levou a ANVISA a suspender a comercialização do medicamento Isotretinoína (coincidentemente, o medicamento tem o mesmo nome da substância) foram desrespeitos à legislação brasileira. Segundo a  Resolução - RE nº 2.339, de 10 de dezembro de 2002  a medida teve caráter preventivo, uma vez que análises laboratoriais detectaram problemas em dois lotes do medicamento.
Os problemas são de dissolução e de apresentação dos medicamentos, que diferem daquelas registradas pela ANVISA. Por se tratar de uma droga de uso controlado, a vigilância sanitária achou por bem suspender a venda e o uso de todos os lotes.
Em 31 de Janeiro de 2003, a Resolução RE 155/03 liberou lotes do medicamento Isotretinoína. Desde então, o medicamento é comercializado dentro das normas de qualidade da agência brasileira. Vale lembrar que a ANVISA fiscaliza periodicamente os medicamentos em circulação no Brasil. A probabilidade de o medicamento, ainda que genérico, não faça efeito é quase nula.
Mas é muito provável que tu recebas o Roacutan.
Quanto a análise do seu pedido pelo SUS, é algo muito relativo. O estado pode sim duvidar da necessidade ou não do uso da droga, mas o diagnóstico do seu médico sempre será respeitado. Sendo assim, ele prevalecerá.

O dermatologista pertencer à rede pública ou privada, não faz muita diferença no caso da análise do seu pedido. O direito é teu, não pertence ao dermatologista. Quem define a necessidade do teu tratamento é a tua dermatologista.

O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) está chamando a atenção da comunidade nacional para a real função da Isotretinoína, mas isso é assunto para a próxima postagem.
Obrigado pela participação Rafael Oliveira.
Abraços!