Início

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Perguntas e respostas (2)

e aí Marcel, td bom?
há alguns dias pesquisando na internet encontrei o seu blog, mt bom,
agora acompanho ele todos os dias.
Minha historia é o seguinte, consultei um dermatologista e ele me
receitou o roacutan, me falou os efeitos colaterais e tal.
porem, pesquisando mt na net, vi q o roacutan dá efeitos de depressao,
suicidio, e meu medico naum deu tanta enfase assim quando foi me
receitar o tratamento. aí queria saber se durante seu tratamento ,
teve algum efeito psicologico???

e mais uma vez,parabéns pelo blog, graças a ele to encaminhando a
papelada toda para conseguir o tratamento pelo SUS.
abraços

Guilherme Gonçalves Martins


________________________________________________________________________________________________
Resposta:


Prezado Guilherme Martins.
Tu abordaste um dos maiores fantasmas do tratamento com Isotretinoína: o psicológico humano. O fator psicológico é algo decisivo no tratamento. Sabemos que a nossa mente é a nossa fortaleza. É muito normal ter aversão ou medo de algo que ameace a nossa "fortaleza". A nossa mente é uma das coisas que nos difere um dos outros. Assim como nossa impressão digital, a mente é algo exclusivo, particular de cada um.
Uma vez assisti um pequeno vídeo chamado " A Ilha das Flores". Nesse documentário uma linha de raciocínio chama atenção: O que principalmente nos diferencia dos outros mamíferos é um tele-encéfalo altamente desenvolvido (cérebro) e um polegar opositor. Decifrar este nosso cérebro é um dos mistérios que move a nossa ciência. É uma ferramenta fantástica, mas, tudo tem seus defeitos. Alguns deles são bem conhecidos por nós.
Com o passar dos séculos, a humanidade desenvolveu padrões sociais. Em determinado momento da história, a estética se torna mais forte e cria-se novas vertentes. Hoje em dia a estética é mais forte do que nunca. Ela (a estética) pode definir nossas vidas de várias maneiras! Pode nos trazer coisas positivas assim com pode nos decretar coisas negativas. Infelizmente é um padrão social.
No século XXI, depressões e alterações psicológicas deixaram de ser exceções e passaram a fazer do cotidiano. Os motivos que ocasionam essas alterações são variados, são desdes problemas familiares, estímulos químicos causados por drogas* (substâncias químicas) até predisposições genéticas e hereditárias. Felizmente na grande maioria dos casos, o acompanhamento médico específico resolve.
Bom, chegamos a um dilema: Um dos causadores de alterações psicológicas podem ser algumas drogas* (lícitas e ilícitas). Como definir quais substâncias causam essa tal "alteração"?
Existem várias formas, uma delas é através de experimentos. E essa foi uma das formas utilizadas para verificar alguma correlação entre a Isotretinoína e os distúrbios psicológicos. Alguns casos relatados inclusive na bula do medicamento não demonstraram NENHUMA relação entre a Isotretinoína e os distúrbios psicológicos, porém, por precaução recomenda-se o acompanhamento de um profissional para pessoas que tenham histórico e/ou predisposição a depressão e outras alterações psicológicas.
Portanto, não há motivo para pânico. Elementar que caso tu julgues necessária a presença ou acompanhamento de um profissional, isto é perfeitamente aceitável e até recomendável.

Espero que tenha ajudado. Abraços!


*O termo "drogas" não aplica-se somente a substâncias ilícitas. Neste caso, também é atribuído a medicamentos.



5 comentários:

Leo Rocha disse...

Monroe, publica meu blog fazendo o favor...acabei de faze-lo...ta ae o endereço http://leeorocha.blogspot.com/

é sobre o mesmo assunto que o seu...Roacutan.

Valeu cara, e me add no msn>>> leonardo.zulu@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu faço tratamento com o Roacutan e em mim deu mudança de humor sim, não exatamente depressão, mas mudança de humor forte, como sou mulher, parece que estou de tpm há uns 4 meses.

Rafa Oliveira disse...

mto boa a pergunta, melhor ainda a resposta...

seguinte, tem alguns anos q faço tratamento p/ sindrome do pânico(até eu descobrir e aceitar demorou uns 6 meses, rsrs) , e desde entao tomo rivotril antes de durmir...

dai, qndu ia começar o ttm com Roacutan, avisei minha Dermato,
e perguntei se havia algum problema...ela disse q ñ, deu o ok,
iniciei o ttm, ja tem pouco mais de 3 meses, como citei no site...ñ tive qq problema ou alteração de humor, entao fica ai a dica...

se algum tiver algum receio,
passe smp essa duvida p/ o medico q o acompanha, ele vai ser smp a melhor pessoa pra te ajudar...
um abrç!!!

Tiago disse...

Olá pessoal e meu nome é Tiago e estou fazendo o tratamento com o roacutan quase 6 meses. Ainda não sei se terei que continuar com o tratamento após esses 6 meses, mas ouvi dizer que a Roche dá o remédio se houver necessidade de continuar com o tratamento, alguém sabe se isso é verdade... Desde já agradeço a atenção... Abraços

Anônimo disse...

Olá Pessoal, fico feliz por todos que conseguiram usar o roacutan. Eu infelizmente apresentei problemas na segunda semana de uso. Estou com sintomas de depressão. Meu conselho é: nos primeiros sintomas de depressão pare o tratamento. Se quiser insistir, procure um psiquiatra. Depressão é coisa séria e pode matar. Eu resolvi parar de usar. Ainda estou com os sintomas da depressão... mas espero que daqui mais alguns dias melhore.